Mercado de Ações: Queda ou Recuperação?

Hoje, o mercado de ações enfrenta uma de suas fases mais caóticas. Com perdas significativas, como uma queda de US$ 30.000 no portfólio pessoal do nosso autor em apenas uma semana, a situação é crítica. Bitcoin também está sendo vendido rapidamente, e até gigantes como Tesla estão sofrendo. Medo do mercado cresce com a alta inflação, CEOs grandes vendendo ações e alertas do FMI sobre a dívida dos EUA. Há incertezas geopolíticas, como conflitos entre Israel e Irã, que agravam a instabilidade. Três grandes problemas são destacados: inflação alta, taxas de juros elevadas e um déficit nacional dos EUA muito acima da média global. Mesmo com tantas incertezas, o autor continua investindo e defendendo a estratégia de “dollar cost averaging” no S&P 500, ações de dividendos consolidadas e compra ocasional de Bitcoin. Ele enfatiza a importância de se manter calmo e bem informado, pois ninguém pode prever o futuro econômico com certeza.

Principais Conclusões

  • Mercado de ações em declínio e perdas significativas.
  • Altos níveis de inflação e taxas de juros elevadas.
  • Incertezas geopolíticas aumentam a instabilidade do mercado.
  • Três futuros possíveis: ‘pouso duro’, ‘pouso suave’ e ‘sem pouso’.
  • Investimentos contínuos em S&P 500, ações de dividendos e Bitcoin.


O Mercado de Ações Está Explodindo: O Que Está Acontecendo?

E o mercado de ações está explodindo, e os memes estão chegando com tudo. Muitas pessoas acham que o mercado de ações está prestes a explodir e talvez passar por um grande reset. E isso tende a acontecer toda vez que o Federal Reserve fala sobre taxas de juros. Muitas pessoas estão se perguntando: devemos comprar nessa queda? Mas essa é a queda real? Ou é apenas a queda da queda? Ou estamos na queda da queda da queda?

Isso porque o mercado de ações perdeu uma quantidade substancial de dinheiro nesta semana. Até meu próprio portfólio de ações estáveis de blue chip que pagam dividendos está com uma perda de $30.000 em uma semana. Até o Bitcoin foi sobrevendido esta semana. Todo o mercado está pegando fogo. E quando vi isso, pensei: não pode estar tão ruim, certo? Tenho certeza de que as ações de tecnologia estão indo bem. Tipo, como está a Tesla agora? Então, a Tesla também não está indo muito bem. Ninguém está seguro neste mercado. E eu quero saber o que está acontecendo. Porque aparentemente fomos enganados.

Inflação e Vendas de Ações por CEOs

A inflação realmente atingiu 18% em 2022 usando o método antigo de cálculo, segundo Larry Summers. E isso é duas vezes mais alto do que nos disseram originalmente sobre a inflação. Além disso, os CEOs têm vendido centenas de milhões de dólares em ações de suas empresas. O FMI acabou de emitir outro aviso aos EUA sobre nossos gastos com dívidas. E o Papa Joe Powell pode não vir nos salvar tão cedo, baixando as taxas de juros, o que é loucura porque a maioria das pessoas pensava que, a esta altura, as taxas de juros estariam mais baixas. Mas ele está prestes a lançar algo em breve. E dizem que é um sucesso. Os fãs dizem: “Ah, você gosta de EDC? Bem, isso é EDC estilo FOMC.”

Mas como alguém que é um mágico e que acho que dominou a arte da distração, quero explicar exatamente o que está acontecendo. Porque você percebeu que estou usando uma camisa diferente, óculos e um relógio diferente do que comecei o vídeo? Mágica. Então, deixe-me explicar exatamente o que está acontecendo, por que as pessoas estão com medo do mercado de ações e por que eu pessoalmente ainda estou investindo. Então vamos lá.

Notícias Ruins e Medo de Conflitos Globais

Há muitas notícias ruins acontecendo na economia que estão causando preocupação nas pessoas. Algumas dessas razões são boas. Algumas delas não são tão boas. Mas, sem dúvida, a maior razão pela qual as pessoas estão com medo é que estão com medo de guerra ou conflito global. No momento, Israel está sob ataque do Irã. Está chovendo foguetes. Temos efetivamente a Terceira Guerra Mundial em andamento. Então, a ameaça de geopolitica é sempre uma coisa ruim para o mercado de ações no curto prazo porque o mercado de ações não gosta de não saber algo. Mas no longo prazo, o lucro de guerra é definitivamente uma coisa real.

Agora, eu consegui encontrar dados que remontam a 1939. E acontece que, durante todos os grandes conflitos, o efeito geral a longo prazo no mercado de ações foi positivo, com um retorno médio de cerca de 11%. Outra teoria sobre por que os investidores estão vendendo suas ações é porque acabamos de ter a temporada de impostos. E é quando os investidores gostam de vender suas ações perdedoras para compensar algumas de suas ações vencedoras. E isso é feito para reduzir seus impostos sobre ganhos de capital, o que também é feito por meio de um processo chamado colheita de perdas fiscais. Então, há um pouco disso acontecendo também.

Vendas de Ações por CEOs e Executivos

Outra razão pela qual as pessoas estão vendendo suas ações é porque sentem que algo está errado. Elas estão vendo nas manchetes que CEOs e executivos de empresas estão vendendo suas ações. E as manchetes são assim:

CEOEmpresaValor Vendido
Jeff BezosAmazon$2.4 bilhões
Mark ZuckerbergFacebook$500 milhões
Jamie DimonChase Bank$183 milhões

E isso soa aterrorizante. E a mídia sabe que se você ler essas manchetes, vai querer clicar nelas. Confie em mim, eu sei. Eu faço YouTube para viver. Eles são meus concorrentes. Não realmente. Bem, meio que. Porque se você ler que algum CEO, especialmente um CEO de um grande banco que é grande demais para falir, está vendendo suas ações, você pensa: devo me preocupar? Talvez os bilionários saibam algo que não sabemos. Mas a verdade é que, embora isso pareça notícias frescas para nós, como um bom truque de mágica, a realidade nem sempre é o que parece.

Por exemplo, a estratégia de Jamie Dimon foi divulgada em outubro do ano passado. A venda de meio bilhão de dólares de Mark Zuckerberg foi anunciada no final de 2023. E eu simplesmente não acho que ele poderia saber o que estaria acontecendo tão longe em 2024, a menos que ele seja realmente um robô de IA. Jeff Bezos vendeu recentemente algumas de suas ações da Amazon, e talvez ele saiba algo que não sabemos. Ou ele precisa pagar por suas duas mansões em Miami que totalizam $147 milhões e seu super iate de $500 milhões. Tenho que dizer, esse é um iate incrível. Eu teria que perguntar algo a ele se eu estivesse nessa coisa. Sr. Bezos, você gosta de Bitcoin? Claro que sim.

Na verdade, a verdadeira razão pela qual Jeff Bezos vendeu não é nenhuma dessas razões, porque ele também anunciou que estava planejando vender em novembro de 2023. E a verdadeira razão pela qual ele está vendendo é para reduzir seus impostos sobre ganhos de capital. Ele quer reduzir seus impostos sobre ganhos de capital de 7% mudando do estado de Washington, onde esteve por três anos, para a Flórida para morar mais perto de seus pais. Então, a verdadeira razão é porque ele queria pagar menos impostos, não necessariamente porque acha que há algo errado com a economia. Mais uma vez, distração.

Problemas Reais que Devem Preocupar

Agora, as razões que acabei de compartilhar com você, eu não acho que sejam razões reais para se preocupar, porque essa é a parte da distração do truque de mágica. Isso foi projetado para nos fazer falar sobre isso e criar um burburinho. Mas há algumas razões reais que me preocupam e às quais presto atenção, e aqui estão elas.

Problema 1: Inflação

O problema número um é a inflação, também conhecida como a velocidade com que os preços estão subindo. Então, este é o ponto em que estávamos no auge da inflação e este é o ponto para onde deveríamos estar indo. Mas agora estamos em 3,8%, então a inflação está efetivamente duas vezes mais alta do que onde queremos que esteja.

Problema 2: Taxa de Juros

O problema número dois é a taxa de juros, que agora está extremamente alta, mas está alta porque estamos tentando desacelerar a inflação. Mas o problema é que, mesmo com uma taxa de juros alta, a inflação não está desacelerando. Está subindo novamente, o que é um sinal muito ruim.

Problema 3: Déficit Nacional

O problema número três é o déficit nacional. Os EUA, como país, estão gastando e emprestando muito mais dinheiro do que têm, e isso é um problema tão grande que até o FMI, o Fundo Monetário Internacional, acabou de emitir um aviso dizendo que o déficit está representando um risco significativo para a economia global. A quantidade de dinheiro que estamos gastando e que não temos está prevista para continuar subindo. Os EUA estão gastando tanto mais dinheiro do que estão ganhando que teremos um déficit de gastos de 7,1% até 2025, o que, para contexto, é três vezes maior do que a média global de 2% para outras economias avançadas.

Possíveis Soluções e Resultados

Agora, mesmo que os problemas que temos sejam solucionáveis, não importa qual solução os economistas possam pensar, toda vez que chegamos a um beco sem saída, é quase como se estivéssemos perpetuamente presos no Enigma do Milênio de Yugi, esperando que o Papa Pal nos tire de lá. Então, deixe-me mostrar algumas das possíveis soluções para que você possa pensar como um investidor e, com sorte, entender este mercado de ações louco e depois me explicar, porque eu ainda não entendo.

Solução 1: Imprimir Mais Dinheiro

Uma das soluções que o governo parece favorecer é imprimir mais dinheiro. E podemos, mas também não podemos. E a razão é que, sempre que emprestamos dinheiro, os EUA fazem isso emitindo dívida. A maneira como fazem isso é inundando a economia com títulos do tesouro. Os títulos do tesouro são coisas que as pessoas compram, que mantêm, que coletam uma taxa de juros e são considerados um dos, se não o, investimentos mais seguros que alguém pode fazer porque é garantido pela plena fé do governo dos EUA. Exceto que há um problema com nossos títulos. Ninguém quer comprá-los. E isso porque, quando o mercado de ações está indo bem, como está, ou estava, não conseguimos fazer com que as pessoas comprassem títulos porque, com base no risco, as ações lhes rendem mais dinheiro.

Solução 2: Oferecer Mais Dinheiro

Então, como você faz as pessoas comprarem a dívida do país? Você faz isso oferecendo mais dinheiro a elas. E você faz isso aumentando as taxas de juros. Pense nisso como uma ação de dividendos. Muitas pessoas buscam rendimentos de dividendos. Elas compram as ações com o maior rendimento e depois perdem seu dinheiro no principal e na relação de despesas, mas isso é uma história para outra hora. Mas o ponto é, é assim que você incentiva as pessoas a comprarem algo. Você oferece uma taxa de juros que elas não podem recusar. Exceto que não podemos oferecer uma taxa de juros mais alta porque não podemos pagar. Simplesmente não podemos pagar para emprestar mais e depois pagar trilhões em juros sozinhos porque já há um grande déficit nos gastos. Então, não podemos incentivar aumentando as taxas, mas também não podemos baixá-las.

Solução 3: Aterrissagem Suave, Dura ou Nenhuma

Há três possíveis resultados nos quais as pessoas estão apostando, e esses são a aterrissagem dura, aterrissagem suave e o relativamente novo nenhuma aterrissagem. 7% dos economistas hoje acham que teremos uma aterrissagem dura. Uma aterrissagem dura é para as pessoas que acreditam que devemos manter as taxas de juros o mais altas possível pelo maior tempo possível apenas para corrigir a inflação, mesmo que isso signifique o custo de uma recessão e o custo de as pessoas perderem empregos.

54% dos economistas acreditam que haverá uma aterrissagem suave. E isso significa que o caminho em que estamos agora nos levará eventualmente a uma inflação de 2%, ninguém perderá seus empregos, e isso é chamado de aterrissagem suave, que 54% acreditam que acontecerá.

36% dos economistas acreditam que não haverá aterrissagem. Nenhuma aterrissagem significa que não perderemos realmente empregos, mas também não reduziremos a inflação para 2% onde precisa estar tão cedo, a economia continuará crescendo a uma taxa determinada. Se eu tivesse que escolher um desses três campos hoje, eu estaria no campo de nenhuma aterrissagem. Mas isso pode mudar com o tempo, e essa é apenas minha opinião muito selvagem. Mas a verdade é que eu não sei.

Por Que Continuar Investindo?

Mesmo que eu possa fazer um palpite educado, eu ainda nunca tentaria cronometrar o mercado. A ferramenta CME Fed watch mostra que há uma chance de 96% de que as taxas de juros permaneçam as mesmas, então mais altas por mais tempo. E isso significa que ações e outros ativos terão que sofrer por um pouco mais de tempo. Pelo menos até que o Fed entre e nos diga que eles com certeza vão baixar as taxas de juros, o que eles podem fazer. Eles podem entrar e nos surpreender porque as eleições estão chegando. E mesmo que o Fed nos diga que não se envolve no processo político, há uma chance de que eles se envolvam, baixem as taxas, os ativos voltem a subir, as pessoas fiquem felizes e o governo seja reeleito. Isso pode acontecer.

E mesmo que eu entenda tudo isso, ainda não vou jogar com meu dinheiro porque não vou tentar cronometrar o mercado. E mesmo que eu tenha mostrado todas essas más notícias sobre o mercado de ações e a economia, ainda vou continuar investindo no mercado e fazendo dollar cost averaging. E aqui está exatamente o porquê.

O que você está vendo na tela são os retornos médios de diferentes tipos de ativos. Mas o que você deve prestar atenção é nesta área específica aqui. Esse é o retorno de 20 anos do investidor médio. E o que realmente mostra é que muitos ativos, sejam petróleo, ouro, imóveis, ações, títulos, todos ganham dinheiro, mas de alguma forma o investidor médio tem um desempenho significativamente inferior a todos os ativos. E isso por causa de momentos como este. As pessoas ficam com medo, ouvem as notícias, vendem e perdem muito dinheiro. Mas alguém lá fora eventualmente estará certo. Eles serão chamados de gênios. Eles ganharão milhões ou até bilhões e terão seus 15 minutos de fama. Mas neste ponto, você terá que lembrar que eles podem ter estado certos por todas as razões erradas. Não é porque eles necessariamente sabiam o que iria acontecer, mas porque estatisticamente alguém tem que estar certo algumas vezes.

Então, lembre-se disso antes de comprar o curso deles sobre como se tornar um milionário. É por isso que, em vez disso, eu faço dollar cost averaging no S&P 500. Continuo comprando minhas ações de dividendos blue chip que são chatas, e ocasionalmente compro um pouco de Bitcoin como meu plano B. Mas entenda que ninguém entende nada sobre a economia ou para onde ela está indo. Então, não entre em pânico. Continue fazendo você mesmo.

mercado-de-acoes-queda-ou-recuperacao?

Considerações Finais

Agora que entendemos melhor o que está acontecendo no mercado de ações e os fatores que influenciam, há uma última consideração que merece destaque. Diversificação é uma estratégia essencial que pode ajudar a mitigar riscos e aproveitar oportunidades em diferentes setores e geografias. Diversificar significa não colocar todos os ovos na mesma cesta.

Outro ponto importante é analisar o impacto das políticas fiscais e monetárias internacionais. As decisões tomadas em outras grandes economias, como a China e a União Europeia, também podem afetar os mercados globais. Ficar atento a essas políticas pode oferecer uma visão mais ampla e ajudar a prever possíveis mudanças.

Por fim, é crucial lembrar a importância de educação financeira contínua. O mercado de ações pode ser volátil e complexo, mas com o conhecimento adequado, é possível tomar decisões mais informadas e menos emocionais. Leitura, cursos e consultoria com especialistas são ferramentas valiosas nessa jornada. Isso mantém os investidores preparados para enfrentar qualquer tempestade econômica.

Perguntas Frequentes

1. O que está causando a queda no mercado de ações?

Vários fatores: alta inflação, juros elevados, CEOs vendendo ações, e incertezas geopolíticas como Israel e Irã.

2. Como a inflação está impactando o mercado de ações?

A inflação alta corrói o poder de compra e afeta negativamente os lucros das empresas, levando a uma venda de ações.

3. A estratégia de “dollar cost averaging” ainda é segura?

Sim, pelo vídeo, o autor ainda defende esta estratégia no S&P 500 e ações de dividendos, mesmo com a volatilidade.

4. Quais são os cenários econômicos futuros considerados?

1. Pouso duro: alta de juros para combater a inflação.

2. Pouso suave: inflação estabiliza sem perdas de empregos.

3. Sem pouso: crescimento moderado sem atingir meta de inflação.

5. A decisão de investir em Bitcoin é segura agora?

O autor ocasionalmente compra Bitcoin, mas com precaução devido à sua alta volatilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *